M.N.E.  -  SECRETARIA DE ESTADO DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS

Mapa do Site | Contactos | Sugestões  

Portal das Comunidades Portuguesas

 
 

República das Ilhas FIJI


Última actualização: 2013-02-13
 
 
 
Nota importante:
 
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes
 
 
Informação Geral
 
Fiji é um grupo de ilhas (mais de 350 ilhas, das quais cerca de 100 não são habitadas) localizado no Sul do Oceano Pacífico, entre o Havai e a Nova Zelândia. As maiores cidades são Suva (capital) e Nadi.
 
É um país em desenvolvimento e tem uma república parlamentar baseada num sistema parlamentar.
 
Clima
 
Clima temperado e tropical marítimo. Entre Novembro e Abril regista-se a ocorrência de ciclones.
 
Línguas
 
As línguas oficiais são o inglês e o indí.
 
Moeda local / sistema bancário
 
A moeda local é o dólar Fijiano.
 
Os cartões de crédito são aceites na maior parte dos hotéis, restaurantes e lojas. A rede ATM está disponível em Labasa, Lautoka, Nadi, Nausori, Sigatoka e Suva.
 
 
Regime de entrada e estada
 
Regime de Vistos
 
Os titulares de passaporte português não necessitam de visto à entrada para estadias de turismo até 3 meses, desde que preencham os seguintes requisitos:
a) Passaporte válido durante pelo menos 3 meses após a data prevista para a saída das Fiji;
b) Posse de uma passagem aérea de regresso a Portugal ou com outro destino, onde seja permitida a sua entrada;
c) Prova de meios financeiros suficientes para suportar os encargos decorrentes da sua estadia.
 
 
Condições de segurança:
 
Deficientes. Desde do golpe de Estado que ocorreu a 5 de Dezembro de 2006, a situação mantém-se calma, não sendo contudo de excluir um aumento da tensão. O estado de emergência levantado em Maio de 2007, voltou a ser restabelecido em Setembro do mesmo ano tendo sido de novo levantado em Outubro mas barreiras e controles efectuados pelas autoridades militares e pela polícia continuam a ser efectuados com regularidade, designadamente à noite, pelo que se recomenda o maior cuidado nas deslocações e que se mantenha informado sobre a evolução da situação.
 
Em resultado da situação económica, a criminalidade está a aumentar, incluindo a realização de roubos à mão armada, especialmente nos grandes centros urbanos. Deve evitar sair à noite. Se o fizer deverá  fazer-se acompanhar por pessoa da sua confiança que conheça bem a região.
 
Há que ter especial atenção ao roubo de documentos e bilhetes de viagem, pelo que se recomenda fazer fotocópias daqueles, bem como dos travellers cheques, depositando os originais em local seguro quando deles não se tenha necessidade.
 
Os viajantes devem manter-se vigilantes e evitar concentrações de pessoas e manifestações.

Outras informações importantes
 
- Polícia: 312.999
- Bombeiros: 391.333
- Emergência – 000
 
 
Transportes
 
Transporte aéreo
 
Boa rede de transportes aéreos e em conformidade com os níveis de segurança da aviação internacional.
 
Transporte rodoviário
 
As condições da rede de estradas urbanas são razoáveis e as estradas são pavimentadas. As condições da rede de estradas rurais são fracas, em regra as estradas não são pavimentadas. Pode conduzir veículos automóveis com carta de condução internacional.
 
A segurança dos transportes públicos é baixa.
 
Segurança rodoviária
 
Deve ter-se em consideração que se conduz pelo lado esquerdo da faixa de rodagem e que existem animais em liberdade nas estradas.
 
Transporte marítimo
 
A rede de transportes marítimos é razoável, existindo serviços shuttle entre ilhas a baixo preço.
 
Cuidados de saúde
 
Não são necessárias vacinas específicas. A ocorrência de casos de dengue aconselha à adopção de medidas de prevenção que evitem a picada do mosquito.
 
A rede hospitalar e os meios disponíveis são limitados. Por outro lado, os custos de medicina privada são elevados, pelo que é aconselhável a subscrição de seguros que cubram todos os cuidados médicos, incluindo a evacuação do país.
 
Endereços dos principais Hospitais e Clínicas
 
- Colonial War Memorial Hospital, Suva - Tel. +679 313444
- Prince Charles Park Hospital, Nadi – Tel. +679 700563
 
 
Telecomunicações:

Razoável funcionamento da rede de telecomunicações, em especial nos centros urbanos.

 
Informações úteis:
 
Restrições Aduaneiras/ Sanitárias à Importação de Produtos:as autoridades de alfândega de Fiji são rigorosas e podem confiscar frutas e plantas à chegada. Não se pode entrar nas Fiji com carne ou produtos lácteos da Europa. Como consequência destes procedimentos os viajantes deverão contar com atrasos à chegada.
 
A posse e o consumo de drogas, mesmo em pequena quantidade, não é permitida por Lei.
 
Endereços úteis
 
Não existe representação diplomática portuguesa nas Ilhas Fiji, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Camberra:
- Endereço:Suites 8 & 9, Stephen House, 32 Thesiger Court, 2600 Deakin, ACT Camberra, Austrália
- Tel. +61 2 62604970 / +61 2 62605664 / +61 2 62812473 – Fax. +61 2 62814387 - Email: embportcamb@internode.on.net 
 
Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.secomunidades.pt/
 
Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: www.secomunidades.pt
 
Fiji Visitors Bureau: http://www.bulafiji.com
Não existe representação da República das Ilhas Fiji junto de Portugal. A representação em Portugal é feita através da representação da República das Ilhas Fiji em Bruxelas - http://www.min-nestrangeiros.pt/mne/missoes/
 
 

|   Accessibilidade   |   Avisos Legais   |   DGACCP 2007 @ Todos os direitos reservados. |   Projecto co-financiado por:   POS-C(Programa Operacional Sociedade do Conhecimento)     União Europeia FEDER/FDE