M.N.E.  -  SECRETARIA DE ESTADO DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS

Portal das Comunidades Portuguesas

Secção Consular da Embaixada de Portugal

Camberra
Aceder ao Consulado Virtual
 
 

AUSTRÁLIA


Última atualização: 2013-10-28

 
 
Nota importante
 
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes
 
 
Informação Geral
 
A Austrália é um país localizado entre os Oceanos Índico e Pacífico, dividido em 5 estados federados (New South Wales, Vistoria, Western Australia, Queensland, Tasmânia) e 2 territórios (Australian Capital Territory e Northern Territory).
 
Trata-se de um país desenvolvido com uma democracia estável. A capital é Camberra e as maiores cidades são Sydney e Melbourne. As infra-estruturas e facilidades turísticas são abundantes.
 
Clima
 
A maior parte do país beneficia de clima temperado. As estações estão genericamente invertidas em relação ao Hemisfério Norte: Verão de Dezembro a Fevereiro, Outono de Março a Maio, Inverno de Junho a Agosto, e Primavera de Setembro a Novembro. Na capital, Camberra, as temperaturas vão de 0 a 11º no Inverno e de 13 a 28º no Verão.
 
Língua
 
A língua oficial é o inglês.
 
Moeda local / sistema bancário
 
A moeda local é o dólar australiano.
 
As instituições bancárias encontram-se abertas das 9h00 às 16h30 de 2ª a 6ª feira. Os principais cartões de crédito são aceites. É possível utilizar as caixas ATM 24h em qualquer banco. Os Traveller cheques são aceites em bancos e nos maiores hotéis. Os cartões de crédito são aceites, embora o seu uso seja restrito em pequenas cidades e meios rurais.
 
 
Regime de entrada e estada
 
Regime de Vistos
 
Os vistos são exigidos para todas as deslocações à Austrália. Para deslocações inferiores a 90 dias, em turismo, os portugueses devem ter um passaporte válido e obter uma ETA (Electronic Travel Authority), junto dos agentes de viagens locais ou escritórios de reservas de companhias de aviação, a qual substitui um visto e permite uma estada até 90 dias.
 
Sobre outros tipos de visto, deverá ser obtida informação junto da Embaixada da Austrália em Lisboa: www.portugal.embassy.gov.
 
Poderá ainda ser consultada a página internet do Ministério da Imigração e Cidadania da Austrália (DIAC): www.immi.gov.au
 
 
Condições de segurança
 
Propícias.
 
A Austrália é um país vasto, pelo que se aconselha a que as viagens sejam cuidadosamente planeadas, sobretudo no caso de incluírem percursos ou estadias em locais remotos ou rurais, dado que muitas regiões do interior da Austrália são distantes e pouco habitadas, oferecendo aí poucos serviços essenciais tais como alojamento, restaurantes, comunicações telefónicas e outras e abastecimento de combustíveis. No caso de visitas a locais remotos no "outback" australiano, é aconselhável deixar indicações sobre os pormenores do percurso e a data de regresso prevista. Em muitas praias australianas podem existir riscos tais como tubarões e medusas (toda a faixa costeira) bem como crocodilos (''Northern Territory"), pelo que deve ser respeitada a sinalização e evitadas as praias desérticas.
 
Em termos gerais, a maioria dos estrangeiros que visitam a Austrália não encontra quaisquer problemas. A Austrália é caracterizada, geralmente, por taxas de criminalidade pouco elevadas, sendo raros os crimes violentos. Contudo os visitantes estrangeiros podem ser vítimas de carteiristas e "roubo por esticão", especialmente nos aeroportos, bem como de assalto a automóveis, designadamente em conhecidas zonas turísticas. Os viajantes devem ter em consideração que a pequena criminalidade e os roubos e assaltos a viaturas podem ocorrer, sobretudo nas grandes cidades, pelo que se aconselham as usuais precauções, especialmente à noite, para evitar a criação de oportunidades neste sentido. Especial cuidado deverá ser facultado aos objectos pessoais, bagagem, mochilas, e documentos de viagem devendo ser tomadas precauções com operações bancárias em caixas automáticas ATM. Os serviços de emergência podem ser solicitados telefonicamente marcando "000".
 
Foram ocasionalmente detectadas falhas de segurança em vários aeroportos australianos, designadamente no aeroporto internacional de Sidney, a nível de controle de bagagens e dos funcionários destacados para o processamento das mesmas, pelo que é recomendado que seja acautelada a segurança de todas as bagagens pessoais devendo ser reportada qualquer violação das mesmas às competentes autoridades aeroportuárias. De salientar as ameaças terroristas verificadas periodicamente contra entidades e cidadãos australianos, existindo sempre algum risco de atentados terroristas nas principais cidades ou contra interesses australianos.
 
O Governo australiano tem vindo a manifestar crescente preocupação com a possibilidade de potenciais ameaças terroristas, tendo aprovado legislação que visa reforçar medidas anti-terrorismo, a qual permite a detenção temporária de suspeitos. Neste contexto todas as bagagens de passageiros provenientes de voos internacionais estão sujeitas a passagem por raio-x à entrada neste país, sendo muitas vezes revistadas.
 
Outras informações importantes
 
Nº telefone emergência (policia, bombeiros, emergência médica): 000
 
 
Transportes
 
Transporte aéreo
 
Aeroportos principais: Sydney, Melbourne, Brisbane, Perth, Hobart, Adelaide, Darwin, Cairns.
 
A rede de transportes aéreos é boa, em conformidade com os níveis de segurança da aviação internacional.
 
Transporte rodoviário
 
Boa rede de estradas. Os transportes públicos são bons
 
Segurança rodoviária
 
Deve ter-se em consideração que se conduz pelo lado esquerdo da faixa de rodagem e que os veículos têm volante no lado direito. Pode-se guiar com carta de condução internacional. Deve-se ter cuidado ao conduzir em meios rurais, especialmente no Northern Territory, devido a presença de animais não acompanhados, ausência de limites de velocidade e “road-trains”.
  
Transporte ferroviário
 
A rede de transportes ferroviários é boa, embora não existam comboios muito rápidos nem linhas-férreas a cobrir todo o território.
 
Transporte marítimo
 
A rede de transportes marítimos é boa.
 
 
Cuidados de saúde
 
Os viajantes que se desloquem a zonas tais como o norte de Queensland e o Northern Territory bem como o norte da Western Austrália devem ter presente o eventual risco de doenças transmissíveis por mosquitos tais como dengue e "Ross River fever".
 
Verifica-se igualmente a existência de uma doença que pode ser fatal, a "Murray Valley Encephalitis (MVE)", no Northern Territory e no norte da Western Austrália, com casos ocasionais em Queensland, Central Austrália e nas regiões centrais da Western Austrália. As autoridades australianas tomaram medidas de precaução no que refere à prevenção e tratamento de eventuais casos ou a gripe aviaria, não constituindo a Austrália uma zona de risco particular nesta matéria.
 
Deve salientar-se a eficiência e qualidade do sistema de saúde australiano, o qual é caracterizado contudo pelos custos muito elevados de todo o tipo de cuidados ou tratamentos médicos, designadamente em caso de hospitalização e intervenções cirúrgicas, não existindo acordo entre Portugal e a Austrália para o efeito e não podendo os viajantes portugueses beneficiar, nessa perspectiva, do apoio do programa Australian Medicare.
 
Recomenda-se, assim, o recurso a seguros de viagem designadamente no que se refere a cobertura de eventuais despesas de saúde (cuidados médicos e internamento hospitalar), acidentes pessoais e furto ou perda de bagagens e documentos.
 
Endereços dos principais Hospitais e Clínicas
 
- Royal Adelaide Hospital (Adelaide): North Terrace, Adelaide SA 5000 - Tel. (0061) 882224000 - http://www.rah.sa.gov.au/homepage.php;
-Wesley Hospital Brisbane (Brisbane): 451 Coronation Drive, Auchenflower Brisbane, QLD 4066 - Tel. (0061) 732327000 -
- The Canberra Hospital (Camberra): Yamba Drive, Garran, ACT 2606 - Tel. +61 2 62442222 - http://health.act.gov.au/health-services/canberra-hospital/;
- Royal Darwin Hospital (Darwin): Rocklands Drive, Casuarina NT 0810 - Tel. (0061) 889228888 -
- Calvary Hospital (Hobart): 49 Augusta Road, Lenah Valley, Tasmania 7008 - Tel. (0061) 362785224 - http://www.calvaryhospital.org/site/pp.asp?c=ktJUJ9MPIsE&b=3226167;
- Royal Melbourne Hospital (Melbourne): Grattan Sreet, Parkville 3052 Victoria - Tel. (0061) 393427000 -
- Sydney Hospital (Sydney): 8 Macquarie Street, Sydney NSW - Tel. (0061) 293827111 - http://www.sesiahs.health.nsw.gov.au/sydhosp/;
- Sir Charles Gairdner Hospital (Perth): Hospital Avenue, Nedlands 6009 WA - Tel. (0061) 893463333 - http://www.scgh.health.wa.gov.au/
 
 
Telecomunicações
 
O funcionamento da rede de telecomunicações é bom nas principais cidades. Deve ter em consideração que muitas regiões no interior da Austrália são remotas, têm pouca população e poucos serviços à disposição, pelo que, nessas áreas, o acesso às telecomunicações é limitado, bem como a cobertura em termos de redes móveis.
 
Os telemóveis portugueses funcionam na Austrália, desde que estejam ligados ao sistema “roaming”, sendo, no entanto aconselhável contactar antes da partida a respectiva operadora nacional. Para obter informações sobre a possível utilização de telemóveis portugueses poderá procurar nos sítios http://www.telecom.pt ou  http://www.telstra.com.au.
 
 
Informações úteis
 
Restrições Aduaneiras/ Sanitárias à Importação de Produtos: as autoridades de alfândega são rigorosas no sentido de prevenir pestes exóticas e doenças que afectam plantas, animais e saúde humana, pelo que fazem cumprir estritamente as normas restritivas relativas à importação de produtos agrícolas e de madeira, sujeitando-os a quarentena, inspeccionando-os, tratando-os e, se necessário, confiscando-os ou destruindo-os.
 
Os visitantes recebem, no avião, um cartão de desembarque, no qual devem declarar quaisquer alimentos ou bens de origem animal ou vegetal. Uma lista completa dos bens que devem ser declarados, e dos bens proibidos, pode ser encontrada no sítio www.affa.gov.au/agis/travel. Em consequência destes procedimentos de quarentena, os viajantes deverão contar com atrasos à chegada.
 
Endereços úteis
 
Embaixada de Portugal em Camberra
-Endereço:Suites 8 & 9, Stephen House, 32 Thesiger Court, 2600 Deakin, ACT Camberra, Austrália;
- Telefones: (0061) 262604970 / 262605664 / 262812473;
- Fax. (0061) 262814387;
- Endereço de correio eletrónico: embportcamb@internode.on.net;
- Horário de atendimento ao publico: dias úteis, das 14h00 às 17h00.
 
Consulado Geral de Portugal em Sydney
- Endereço: Level 17, 55 Clarence Street, NSW 2000 Sydney, Austrália;
- Telefone: (0061) 292622199;
- Fax: (0061) 29262 5991;
- Endereço de correio eletrónico: mail@cgsyd.dgaccp.pt.
 
Postos honorários de Portugal na Austrália:
 
Australian Tourist Commission – http://www.australia.com
 
Embaixada da Austrália em Lisboa
- Endereço:Av. da Liberdade, nº 200, 2º piso, 1250 - 147 Lisboa
- Tel. 21 3101500 - Fax: 21 3101555 - Email: austemb.lisbon@dfat.gov.au – página web: www.portugal.embassy.gov.au
 
Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal: http://www.min-nestrangeiros.pt/mne/missoes/.